Considerado um dos maiores eventos indígenas das Américas, os Jogos dos Povos Indígenas reuniram no ano passado 1.300 indígenas de mais de 30 etnias. Os jogos são repetidos a cada dois anos, sendo voltados para o resgate da alto-estima dos povos e a valorização do esporte indígena, por meio de competições em modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, arremesso de lança e corrida com tora. Para este ano, a previsão de gastos com a próxima edição da competição, a ser realizada em 2013, é de R$ 100 mil.
O valor é baixo diante dos cerca de R$ 793 milhões autorizados para a execução de 2012 do programa “Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas”. Apesar dos recursos, o ministro dos Esportes Aldo Rebelo disse na abertura oficial da XI edição dos Jogos, no ano passado, que pretende tornar o evento internacional, criando os Jogos Mundiais Indígenas.
No entanto, de acordo com a assessoria do ministério, este ano não serão investidos mais recursos nos jogos. “A verba deste ano é destinada para outras ações com os povos indígenas”, informou a assessoria em resposta. Na semana passada o Contas Abertas publicou matéria que informa a destinação orçamentária do programa para 2012, em que grande parte será despendida com a saúde dos povos indígenas. (veja matéria) Leia tudo em http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=819
Nenhum comentário:
Postar um comentário