A Secretaria Municipal da Saúde está anunciando para os dias 10, 17, 24 e 31 de março, uma série de mutirões para ampliar o cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde - Cartão SUS. A medida cumpre uma determinação da Agência Nacional de Saúde ao exigir que em todos nos atendimentos da área da saúde, mesmo para pacientes vinculados a algum plano de saúde, os usuários tenham o Cartão Nacional de Saúde.
Com estas exigências a demanda Setor de Cadastramento da Secretaria Municipal da Saúde aumentou muito, e como ela não dispõe de uma infraestrutura de atendimento para tal demanda, surgiu a idéia da realização dos mutirões aos sábados.
A medida é considerada emergencial pelo secretário Geraldo Magela, “até que possamos planejar a rotina para a descentralização dos serviços e ampliação do sistema”. Ele explica que nos quatro mutirões programados serão envolvidos todos os departamentos da Secretaria de Saúde, e distribuídas 700 senhas por dia, mas com possibilidade de aumento para os próximos sábados.
O secretário orienta para que os interessados no cadastramento levem o RG (original) e um comprovante de residência em seu nome. Caso seja um menor a ser cadastrado, o responsável deverá levar a certidão de nascimento e os respectivos documentos de identificação dos pais, com comprovante de residência.
O que é
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.
Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. Texto: Kleber Torres - Foto: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário