> TABOCAS NOTICIAS : Para analista, inflação pode sair do controle

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Para analista, inflação pode sair do controle

A queda do desemprego em junho ante maio sinaliza aquecimento. As condições no mercado de trabalho e o reajuste do salário mínimo em 2012 indicam rigidez da inflação de serviços também no próximo ano. As ponderações foram feitas por Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas na Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP), ao AE Broadcast Ao Vivo.
Dana avalia que o governo tem instrumentos disponíveis para evitar uma espiral inflacionária, mas reconhece que há risco de a inflação sair do controle. “É preciso ter cautela para não incorrer em erros que já cometemos no passado.”
O professor considera que, além da alta de 0,25 ponto porcentual da taxa Selic esperada para amanhã na reunião do Copom, podemos ver elevações adicionais de 0,25 ou 0,50 ponto porcentual neste ano. Mas Dana mostra ceticismo quanto à contenção da inflação exclusivamente via elevações do juro básico.
“Na minha visão é bastante ineficiente, pois o consumidor que usa o cheque especial ou cartão de crédito ultrapassa os 200% de taxa (de juro). Então não é 1% de taxa (aumento do juro), por exemplo, que vai fazer diferença no consumo. É importante ter políticas mais exigentes e um pouco mais rígidas em relação a isso”, afirmou.
Para Samy Dana, o BC precisaria adotar mais medidas macroprudenciais. “O que foi feito enviou boa sinalização, mas ainda tem um resultado pequeno. (Precisa de mais) restrição a crédito, exigência maior de capital além da dificuldade grande de que o dólar não pode continuar depreciando frente ao real.”
O professor da FGV considera que a demanda agregada tende a continuar em expansão no restante do ano. Há fatores que corroboram a tese, enfatiza Dana. “O primeiro é a expansão do crédito, que, mesmo com medidas do governo, tem aumentado bastante. O segundo é o câmbio, que estimula muito o consumo não só de importados, mas também de produtos nacionais que dependem de peças importadas. Por fim, de acordo com o reajuste do salário mínimo, teremos aumento dos salários (na iniciativa privada) o que vai promover o consumo.”De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário