> TABOCAS NOTICIAS : Butantan desenvolve composto com anticorpos pra combater covid

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Butantan desenvolve composto com anticorpos pra combater covid

Foto: Divulgação
Pesquisadores do Instituto Butantan já estão desenvolvendo um produto composto por anticorpos para combater o novo coronavírus – SARS-CoV-2 – causador da COVID-19.

Eles são chamados de anticorpos monoclonais neutralizantes e serão selecionados de células de defesa do sangue de pessoas que se curaram da doença.

A ideia, segundo o Butantan, é encontrar uma, ou mais dessas proteínas, com capacidade de se ligar ao vírus com eficiência para neutralizá-lo.

“Identificamos uma composição de três anticorpos que neutralizam a toxina do tétano. Depois, estabelecemos um acordo com a Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, sob coordenação de Michel Nussenzweig, para gerar linhagens celulares para mAbs antizika, que foram identificados no seu laboratório durante a epidemia da doença, em 2015”, disse a pesquisadora Ana Maria Moro, que coordena o trabalho, em entrevista à Agência Fapesp.

As moléculas mais promissoras poderão ser produzidas em larga escala e usadas no tratamento da doença.

“São dois mAbs neutralizantes que poderão ser usados na proteção de gestantes em caso de retorno da circulação desse vírus. É um processo longo, mas já estamos começando o trabalho com o novo coronavírus”, acrescenta a pesquisadora. Leia mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário