> TABOCAS NOTICIAS : CASA QUE ERA FREQUENTADA PELO CANGACEIRO LAMPIÃO AINDA EXISTE NO CENTRO DE FLORES-PE

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CASA QUE ERA FREQUENTADA PELO CANGACEIRO LAMPIÃO AINDA EXISTE NO CENTRO DE FLORES-PE

No inicio da década de 30, anos em que o nordeste brasileiro vivenciava e presenciava a luta e as guerras dos cangaceiros, na cidade de Flores, no sertão pernambucano, à margem direita do Rio Pajeú, uma casa localizada no bairro Pedro de Souza, era um dos pontos frequentados pelo cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), com todo o seu bando. A casa que na época era de "taipa" completamente, recebeu um retoque de alvenaria na parte externa, porém na parte interna continua de "taipa" como a quase 90 anos.

Segundo informações de moradores mais antigos da localidade, Lampião ia até a cidade de Flores com seu bando para fazer compras, já que era uma das cidades mais próximas de onde o bando circulava como foco principal. o Pajeú.
Como o mesmo era afilhado e devoto da Imaculada Conceição, respeitava, deixando de chegar até o centro da então pequena cidade em respeito à padroeira e se acomodava na casa que pertencia ao então Pedro de Souza. Hoje o casebre pertence ao senhor Américo Rodrigues Maia.

Na época, como a cidade era pequena, a casa que hoje já está dentro da cidade, ficava afastada, dividindo a localidade com o centro apenas o Riacho da Velha, existente até hoje.
Segundo Carlinhos do Alto, em conversa com o blogueiro carnaibano Cauê Rodrigues, enquanto Lampião descansava nos aposentos do seu pedro de Souza, alguns cangaceiros adentravam na cidade e faziam compras de mantimentos como carne seca, farinha e rapadura, além de tecidos para a confecção de vestimentas dos cangaceiros.. 
A casa fica localizada no bairro que recebera o nome de seu proprietário no nº 44 e deveria ser mantida pelo poder público municipal através da Secretaria de Cultura, por se tratar de um casebre histórico fazendo com que o município de Flores se destacasse mais na Rota do cangaço. Fonte Caue Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário