> TABOCAS NOTICIAS : Nilton Santos tem 1º aniversário solitário após doença afastar mulher

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nilton Santos tem 1º aniversário solitário após doença afastar mulher

Divulgação/Botafogo.com.brUm dos maiores ídolos do Botafogo, Nilton Santos completa 88 anos nesta quinta-feira. Os últimos anos não têm sido fáceis para a “Enciclopédia do Futebol” e sua esposa Célia. O ex-jogador sofre com o Alzheimer enquanto sua esposa luta contra um câncer no cérebro. Eles, inclusive, tiveram que se separar por conta das doenças no fim de 2012.
Nilton Santos foi diagnosticado com Alzheimer em 2008, quando passou a viver em uma clínica na Gávea. O então presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, custeou as despesas médicas e a medida foi mantida por Maurício Assumpção.O preço do tratamento não foi divulgado tanto pela clínica quanto pelo clube.
Célia, por sua vez, também foi diagnosticada com uma séria doença em 2012. Com câncer no cérebro, ela está em situação irreversível, segundo os médicos, e se mudou para Araruama – cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro – para ser cuidada por sua família no fim do ano passado. O fato motivou a ‘separação’ do casal.
Desde a última década, a situação financeira de Nilton Santos e Célia era delicada. Até por isso, o Botafogo decidiu custear as despesas médicas. Além do clube, torcedores ilustres também contribuem com dinheiro – casos do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro e do cineasta João Moreira Salles.
O governo federal liberou em dezembro de 2012 o benefício que contempla os campeões mundiais das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. O auxílio pode chegar até quase R$ 4 mil, embora não seja conhecido o valor recebido por Nilton Santos. O fato é que a verba ajudou o ex-atleta a ter mais conforto.
“Nilton Santos é o maior ídolo vivo da história do clube, é um craque. Temos vários ídolos, mas o Nilton e o Garrincha estão em outro patamar. Alcançaram sucesso, não só no Botafogo, mas também na seleção. Foram eleitos pela Fifa como os melhores de suas posições. Estrelas máximas da constelação alvinegra”, disse o vice de comunicação do Botafogo, Thiago Cesário Alvim, ao UOL Esporte.
O dirigente fará uma visita a Nilton Santos nesta quinta-feira. Thiago Cesário Alvim, como de costume, levará o troféu de campeão carioca de 2013 para a apreciação do ex-jogador. A iniciativa já ocorreu após a conquista da Taça Guanabara, em março. Ele é o membro da diretoria mais ligado ao ex-jogador e faz frequentes visitas.
“O pessoal da clínica pediu para não fazer muita festa. Estou levando o troféu para ele. Vou encher de bombom, que ele adora. Ele piorou muito no ano passado. Nos últimos meses reagiu bem ao tratamento e está mais falante, conta histórias. São altos e baixos. As duas últimas vezes que o vi me surpreenderam. Ele está forte, com saúde, mas tem perda de memória recente”, afirmou.
Nilton Santos disputou quatro Copas do Mundo, foi bicampeão pelo Brasil e eternizado pela Fifa como o melhor lateral esquerdo do século 20. O ex-camisa 6 vestiu apenas três camisas: seleções brasileiras e carioca e, é claro, o Botafogo. O Alvinegro foi a casa da "Enciclopédia do Futebol" por 16 anos. O apelido surgiu quando o então jogador revolucionou sua posição ao passar a atacar, em vez de apenas defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário