> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeito propõe reajuste linear (parcelado) aos Professores

terça-feira, 14 de maio de 2013

ITABUNA-BA: Prefeito propõe reajuste linear (parcelado) aos Professores

Aconteceu na tarde desta terça (14/05), no gabinete do prefeito, mais um encontro entre a Diretoria Executiva do SIMPI e o Governo Municipal para discussão da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. Os professores da rede municipal estão mobilizados desde a semana passada, pois não aceitam a proposta de reajuste de apenas 5,57% apresentada pelo Governo e exigem, também, melhores condições de trabalho. Participaram também da audiência, os Professores que representam a Base do Magistério, bem como parte dos vereadores municipais. 

A audiência foi aberta pelo Prefeito Claudevane Leite que solicitou ao Contador da Prefeitura que apresentasse os motivos que impossibilitava um aumento superior a 5,57% aos professores de nível II e III. Na ocasião, o Sr. Juscelino da Silva, Contador, afirmou haver um déficit no município superior há um milhão de reais mensais, caso houvesse um reajuste linear de 7,97% a todos os níveis. Em tempo oportuno a Presidente do SIMPI, Norma Guimarães, alertou a existência de nova verba complementar para pagamento do piso no valor de 1.453.065,77, valor este desconhecido pelo técnico municipal. Em seguida a Vice Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira declarou que a categoria não está mobilizada apenas por questões salariais, mas também por melhores condições de trabalho. “É inadmissível a falta de merenda e água nas escolas. A EMASA é empresa municipal, como não fornece o devido suporte às escolas?” ínsita a sindicalista.
Além do prefeito e de representantes do SIMPI, participaram da reunião a secretária Dinalva Melo (Educação), Marcos Cerqueira (Fazenda), Oton Marques (Controladoria) e os vereadores César Brandão, José Silva, Solon Pinheiro, Júnior Brandão, Ailson de Sousa, Walter Socorrinho, Soldada Valéria, Chico Reis, Carlito do Sarinha, Pastor Francisco, Joilson Rosa e Nadson Monteiro.

Após a exposição do SIMPI aos Vereadores acerca dos inúmeros problemas existentes na rede, como falta de merenda, água, funcionários de apoio e até mesmo professores, a Secretaria da Educação, Dinalva Melo, se manifestou no sentido de que tem feito o possível para sanar tais entraves. “Estamos regularizando os recursos da merenda, mas isso leva determinado tempo. Mas resolveremos outros déficits, pois através de portaria, determinaremos que os professores lotados em outras secretarias não recebam mais pela folha da educação”, justifica a Secretaria que busca estratégias para diminuição do chamado “inchaço” da folha. 

Depois de várias discussões o Prefeito alegou que a Verba do Fundeb não tem sido suficiente para pagamento da folha. Apontando mais uma vez a falta de recursos, propôs dessa vez, aos professores de nível II e III (graduados e pós graduados) o mesmo reajuste dado aos professores de nível I, qual seja 7,97%, entretanto, escalonado. “A nossa proposta é de 7,97% parcelado em duas vezes, sendo 5,57% retroativo ao mês de abril e os 2,40% para setembro”, declara o Prefeito. A Presidente do SIMPI, Norma Guimarães, afirmou que esse reajuste ainda não contempla a categoria, pois a cada dia que passa há um nivelamento na rede. Ademais, questionou a complementação do Piso, que foi solicitada pela gestão passada e que veio pela primeira vez neste ano. O Prefeito afirmou, se essa complementação que veio em abril for mensal, pagaremos os 15% que vocês pleiteiam. 

O sindicato levará a proposta para a próxima assembléia que acontecerá quinta feira (16/05) às 14h no saguão da Câmara de Vereadores para votação. “Quem decide os rumos da campanha é a categoria, levaremos essas informações à assembléia e lá os nossos colegas votarão pela aprovação ou não dessa proposta”, finaliza a Dirigente Sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário