> TABOCAS NOTICIAS : CLT completa 70 anos e direitos básicos ainda são ignorados

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CLT completa 70 anos e direitos básicos ainda são ignorados

Renato Stockler/Folhapress
Nesta quarta-feira (1º), a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) completa 70 anos e permanece coberta de contradições. Se por lado, apenas 20% do seu texto é aplicada, por outro, ela criou princípios utilizados até hoje pela Justiça Trabalhista.

Apesar das conquistas, cerca de metade dos trabalhadores brasileiros, segundo o IBGE, não têm o direito mais básico previsto pela CLT: o registro na carteira de trabalho. Sem o reconhecimento do vínculo, o empregado perde direitos como FGTS, férias, 13º salário, hora extra, entre tantos outros garantidos.
É caso da cuidadora de idosos Tânia Rodrigues Egete, 64, que nem se lembra como era ter todos os direitos. "Trabalhei 28 anos sem carteira assinada. No início, tinha medo de ser demitida. Agora, acho que não adianta mais. Até já fui registrada, mas nunca tirei férias", conta.
Segundo o IBGE, entre os trabalhadores domésticos, como Tânia, a informalidade é ainda maior: apenas 26% possuem carteira assinada em todo o país. "A falta de registro em carteira atinge todas as classes", diz o juiz titular da 88ª Vara do Trabalho em São Paulo, Homero Batista Mateus da Silva
Depois de anos como empregada doméstica e auxiliar de limpeza, Izaneide Mendes, 35, deixou para trás o registro em carteira para tentar mudar de ramo e fazer o que realmente gosta. "Quando decidi fazer um curso de manicure, já sabia que era muito difícil ter carteira assinada", diz. Perdeu alguns direitos, mas não deixou de pensar no futuro. "Faz três anos que estou pagando o INSS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário