> TABOCAS NOTICIAS : 27 DE MAIO

segunda-feira, 27 de maio de 2013

27 DE MAIO

DIA DO AUTÔNOMO - 27 DE MAIO
Profissional liberal ou autônomo é o profissional que presta serviços como autônomo em sua área de trabalho. 
Advogados, jornalistas, dentistas, arquitetos ou psicólogos são exemplos de profissionais que podem ser liberais. Eles precisam, para poder trabalhar como profissionais liberais, obter registro de autonomia, que é conseguido na prefeitura do município onde moram.
O profissional liberal pode ainda constituir uma empresa, com finalidade de prestação de serviço, o que implica, no Brasil, fazer um contrato social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. No caso de atividades mercantis - em comércio ou indústria - o registro é feito em Junta Comercial, o que caracteriza outro tipo de serviço: uma atividade mercantil.
Serviço autônomo é prestação de serviço, é a oferta de uma habilidade pessoal em troca de um valor em dinheiro. É o fornecimento de mão de obra qualificada.

As empresas do setor informal
Economia informal não se restringe apenas ao trabalhador autônomo, também existem empresas com essa característica econômica e que é bom conhecermos a estrutura.
O IBGE realizou em 1997, uma pesquisa, com o título de "Economia Informal Urbana", enfocando a situação econômico-financeira das empresas do setor informal, no Brasil e nas Grandes Regiões. De acordo com a publicação, empresas do setor informal são aquelas que não são Sociedades Anônimas e também as que se enquadram nos chamados pequenos empreendimentos. Essas empresas são classificadas de acordo com a posição de seus proprietários, que se divide em duas: empresas de conta própria e empresas de empregadores.
Os proprietários de empresas do setor informal são trabalhadores por conta própria e os empregadores com no máximo cinco empregados, desenvolvendo atividades não agrícolas. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-autonomo-27-de-maio-profissional.html


A Mata Atlântica foi considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 (art. 225, § 4°) e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial de 21 de setembro de 1999 instituiu o dia 27 de maio como Dia Nacional da Mata Atlântica. O dia foi escolhido porque foi em 27 de maio de 1560 que o Pe. Anchieta assinou a famosa “Carta de São Vicente, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.

A Mata Atlântica estendia-se, originalmente, por cerca de 1.300.000 km2 do território brasileiro. Hoje, os remanescentes primários e em estágio médio/avançado de regeneração estão reduzidos a apenas 7,84% da cobertura florestal original, o que compreende aproximadamente 100.000 km. Isso faz com que o Bioma Mata Atlântica seja considerado o segundo mais ameaçado de extinção do mundo. Apesar da devastação, a Mata Atlântica é um dos biomas com uma das mais altas taxas de biodiversidade do mundo: cerca de 20.000 espécies de plantas angiospermas (6,7% de todas as espécies do mundo), sendo 8.000 endêmicas, e grande riqueza de vertebrados (264 espécies de mamíferos, 849 espécies de aves, 197 espécies de répteis e 340 espécies de anfíbios). Fonte: Verbeat

Nenhum comentário:

Postar um comentário