> TABOCAS NOTICIAS : 15 DE MAIO

quarta-feira, 15 de maio de 2013

15 DE MAIO


15 de Maio – Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

infecção2
A  lei número 11.723/08 cria o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.

A data, a ser comemorada no dia 15 de maio, visa conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância da questão. De acordo com a nova lei, o Ministério da Saúde desenvolverá campanhas de comunicação e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública.
Atualmente as infecções hospitalares voltaram aos noticiários. A única maneira de amenizar o problema é através do controle e da prevenção. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza no seu endereço eletrônico o manual “Segurança do Paciente – Higienização das mãos em Serviços de Saúde” que traz algumas orientações acerca da questão. Fonte: CMB

15 de Maio – Dia do Assistente Social

assistente4
Hoje é uma data muito especial para os Assistentes Sociais, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica“Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos graves problemas sociais que dominavam as sociedades europeias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em consequência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, e até hoje possui seu lugar reservado na sociedade pelo importante papel que desempenha na prestação de assistência aos que mais necessitam. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Devido suas origens, frequentemente o Serviço Social é confundido com serviço voluntário, caridade, benesse e outros tipos de assistencialismo. Entretanto, o Serviço Social nada tem a ver com assistencialismo. Fonte: Deep in  Fiesta

15 de Maio – Dia do Armamentista

marinha-br1
Ao longo dos anos, a Marinha do Brasil vem modernizando os seus meios e, com estes, novos sistemas de armas foram concebidos, impondo um constante desafio àqueles que labutam nas lides do armamento naval.

A prontidão do Armamento traduz a essência do poder de uma Força Naval e retrata o grau de profissionalismo dos seus marinheiros. É por isso que reverenciamos os militares que mantêm e operam centenas de equipamentos e sistemas de armas, a bordo e nas organizações de apoio, com o propósito de garantir que estejam em condições de pronto emprego.
A data escolhida para comemoração do Dia do Armamentista é uma justa homenagem ao CMG Henrique Antônio Baptista, cultuado como o patrono da Artilharia de nossa Marinha.
No dia 15 de maio de 1824 nascia o Comandante Baptista. Ingressou na Marinha aos dezesseis anos, permanecendo no serviço ativo durante trinta e seis anos, até ser reformado no posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra, por motivo de saúde.
Comandante Baptista desenvolveu brilhante e exemplar carreira. Revelou-se extremamente competente, inteligente, devotado, idealista, criativo e bravo, participando ativamente dos serviços que levaram à atualização acelerada e ao desenvolvimento de nossa Artilharia Naval.
Foi o primeiro Diretor de Artilharia do Arsenal de Guerra, função que exerceu com raro brilho e grandes resultados para a Marinha por cerca de 18 anos, quando foi reformado por deficiência aguda de visão. Continuou a servir à Pátria por mais treze anos, na qualidade de Diretor de Artilharia, contando, desta forma, cerca de cinquenta anos de dedicação exclusiva à Marinha.
Destacou-se tanto na área operativa quanto na área técnica do armamento. Comandou oito navios e a então Força Naval da Província de Mato Grosso. Fonte: Marinha do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário