> TABOCAS NOTICIAS : 27 DE NOVEMBRO

terça-feira, 27 de novembro de 2012

27 DE NOVEMBRO

27 de Novembro – Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Marca a data da lei que regulamentou a profissão, em 1985.

O técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação pelo ensino secundário, regulado pela Lei número 7.410, de 27 de novembro de 1985.
O técnico de segurança do trabalho é um profissional de nível médio, sendo habilitado a identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho na empresa, analisar procedimentos de rotina, fluxos e riscos de operação, máquinas e equipamentos, elaborar planos, estudos estatísticos de acidentes e doenças ocupacionais, fazer cumprir as normas e regulamentos, desenvolver programas prevencionistas, campanhas, cursos, treinamentos, assessorar a CIPA e coordenar todas as atividades ligadas à segurança do trabalho na empresa.
Fonte: Wikipédia

27 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado através da portaria do Ministério da Saúde GM número 707, de 7 de dezembro de 1988, com a finalidade de evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer. Ele é comemorado todos os anos, no dia 27 de novembro, com um tema diferente.

Câncer é grave e pode ser fatal, mas com o diagnóstico precoce e os modernos tratamentos disponíveis, a taxa de cura dobrou nos últimos anos.
As células do organismo humano nascem com um “programa” estabelecido: viver por determinado tempo, dividir-se dando origem a outras células e morrer. O câncer ocorre quando os mecanismos internos de uma célula sofrem alteração e seu “programa” original é interrompido. A célula transformada não só não morre como passa a dividir-se aceleradamente e forma um tumor, que pode ser benigno ou maligno. Benigno é o tumor que cresce devagar e não se espalha para outros tecidos e órgãos, ou seja, não dá metástase. Já maligno é o que cresce rapidamente e pode se espalhar para outros tecidos e órgãoem várias regiões do corpo.
A doença pode desenvolver-se em homens e mulheres, com ou sem predisposição genética. Favorecem seu surgimento: alcoolismo, tabagismo, alimentação rica em gorduras animais e pobre em frutas, verduras e vegetais, sedentarismo, obesidade, falta de higiene, exposição excessiva ao sol, vírus e outros agentes infecciosos, aditivos alimentares como corantes e conservantes, exposição a agentes químicos, radiações e estresse. Os cânceres mais comuns no homem são: pulmão, próstata estômago, colo e reto. Na mulher: mama, pulmão, colo de útero, endométrio e ovário.
No passado recente, o câncer era mais comum a partir da sexta ou da sétima décadas de vida. Mas a doença tem aparecido cada vez mais em pessoas jovens, na quarta e na quinta décadas, sendo uma das causas a maior ação dos fatores ambientais. O câncer na fase inicial muitas vezes não dá sintomas nem sinais. Em geral eles surgem nas fases mais avançadas. Algumas indicações são: mudança repentina no hábito intestinal ou urinário; feridas que não cicatrizam; sangramentos não usuais; inchaço ou nódulos na mama ou em outros órgãos; indigestão ou dificuldade para engolir; mudanças de cor e/ou de forma em verrugas e pintas; tosse ou rouquidão por mais de duas semanas. Constituem indicações importantes ainda perda de peso, fraqueza, febre e dor. Fonte: Inca / Portal Caras

Nenhum comentário:

Postar um comentário