> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura lança projeto “Mais Saúde, Menos Fila, Fortalece APS”

.

.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

ITABUNA-BA: Prefeitura lança projeto “Mais Saúde, Menos Fila, Fortalece APS”

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira, dia 13, no Teatro Municipal Candinha Dória, o projeto “Mais Saúde, Menos Fila, Fortalece APS”. O público-alvo foi todas as categorias de profissionais da Atenção Primária, o que inclui eMult, Consultório na Rua e Saúde da Família.

A subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, ressaltou que o objetivo do projeto é fortalecer ainda mais as ações de promoção e prevenção à saúde. “Começamos o ano com esse fortalecimento necessário da APS para que o paciente tenha mais acesso aos serviços de saúde. Essas ações não seriam possíveis sem o apoio e incentivo do prefeito Augusto Castro (PSD) que sempre tem uma preocupação em melhorar cada vez mais os serviços de Saúde no município”, disse.

A coordenadora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, enfermeira Dayse Santos, falou da sua satisfação em ver que o objetivo da Administração Municipal é sempre fortalecer o SUS e, principalmente, a partir da sua porta de entrada que é a Atenção Primária. “O objetivo central é o fortalecimento da APS, o que já vem sendo executado de forma exitosa. Mas, nesta nova fase intensificaremos na formação de trabalhadores, na identificação de pontos frágeis e consequentemente na coordenação desse cuidado”, explica.

Ela ainda fala da sua satisfação com os investimentos da gestão municipal na APS. “Estou muito feliz em ver os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde neste belo projeto que já vem trazendo resultados tão significativos e elevando o nome de Itabuna. Fortalecendo a APS, haverá consequentemente o atendimento da demanda reprimida, das filas de espera por atendimentos especializados“, reforça Dayse Santos.

Nesta nova fase do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde contará com a parceria e participação direta do Instituto SETES, unidade privada sem fins lucrativos com experiência em gestão desde 2009 nas áreas de saúde, educação, ambiental e assistência social. O Instituto será responsável pela gestão do projeto “Mais Saúde, Menos Fila, Fortalece APS”.

A representante do Instituto SETES, Cristiane Nogueira, esteve presente e fez questão de ressaltar que o objetivo será trazer ferramentas para melhorias de resultados. “Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Então, ao falar que este é um projeto que fortalecerá a Atenção Primária, isto quer dizer que o projeto reforçará ainda mais as ações da APS, com aquilo que a gente se dispõe a trazer”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário