Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Revista Crescer
Uma adolescente de apenas 15 anos morreu nesta segunda-feira (19), após sofrer um acidente enquanto usava um celular conectado à tomada. O caso aconteceu na cidade de Augusto Corrêa (PA) e gerou comoção nas redes sociais.
A jovem foi identificada como Beatriz Diniz. O acidente ocorreu na noite de quinta-feira (15), na comunidade de Jutaí, na zona rural do município, dentro da casa onde ela vivia com a família.
Segundo relatos de familiares à imprensa local, Beatriz estava usando o aparelho, enquanto ele era carregado na tomada, quando sofreu uma descarga elétrica.
Ela teve queimaduras graves e recebeu os primeiros socorros de familiares e vizinhos. Em seguida, foi levada para atendimento médico em Bragança.

Diante da gravidade do quadro, a adolescente precisou ser transferida para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, na cidade de Ananindeua, onde passou por procedimento cirúrgico e permaneceu internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após quatro dias de internação, apesar dos esforços da equipe médica, Beatriz não resistiu às complicações e faleceu.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o que provocou a descarga elétrica. As circunstâncias do caso estão sendo apuradas pelas autoridades.
Cuidado com carregadores ligados à tomada
Casos como o de Beatriz chamam atenção para um hábito comum entre adolescentes (e também entre muitos adultos): usar o celular enquanto ele está conectado à tomada. É algo que costuma parecer inofensivo, parte da rotina, especialmente em momentos de descanso ou antes de dormir.
Acontece que, na prática, esse não é um hábito tão inofensivo assim. O engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), explica que é preciso tomar muito cuidado quando o celular está carregando.
"Enquanto está na tomada, o carregador está consumindo energia e se ele fica muito tempo pode gerar um aquecimento fora do normal, causando um curto-circuito interno e consequentemente um incêndio", diz.
A seguir, veja algumas atitudes simples que ajudam a reduzir riscos quando o celular está conectado à tomada:
Evite usar o aparelho enquanto ele carrega, sempre que possível
Não deixe o celular carregando em locais quentes ou abafados, como cama, sofá ou debaixo do travesseiro
Use apenas carregadores originais ou certificados, evitando acessórios de procedência desconhecida
Fique atento a fios e cabos danificados; se estiverem descascados ou aquecendo demais, é hora de trocar
Evite carregar o celular durante tempestades, quando há maior risco de picos de energia
Mantenha o aparelho longe de água e superfícies úmidas enquanto estiver na tomada
Nenhum comentário:
Postar um comentário