Declaração de Cris Monteiro (Novo) gerou tumulto e levou a colega Luana Alves (PSOL) a acionar a Corregedoria da Câmara

Foto: Reprodução/Instagram @crismonteirosp
Um discurso polêmico da vereadora Cris Monteiro (Novo) provocou forte reação na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (29). Durante uma discussão sobre o reajuste salarial dos servidores municipais, a parlamentar se envolveu em um embate com a vereadora Luana Alves (PSOL), que resultou em uma acusação de racismo. Por bahia.ba/politica
Ao ser interrompida por Luana, Cris rebateu: “Por favor, Luana, calada. […] Eu escutei todos vocês calados. […] Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”.
A declaração gerou protestos imediatos, levando à suspensão da sessão por 20 minutos. Ao retornar, Cris Monteiro tentou se retratar. “Não foi a minha intenção, como parlamentar. Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém — nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”.
Apesar do pedido de desculpas, a vereadora Luana Alves anunciou que levará o caso à Corregedoria. “A vereadora Cris irá responder na Corregedoria. Fico muito triste que uma cassação não tenha sido suficiente para aprenderem que não se pode desrespeitar a população negra nessa Câmara”, afirmou, em referência ao caso de Camilo Cristófaro, ex-vereador cassado por racismo em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário