Igreja Católica em Seattle proibiu bispos e padres de cumprir uma lei do estado
123RF

Na prática, a lei bate de frente com a igreja, para a qual “o sigilo do sacramento sagrado da confissão é inviolável”. Por isso, a ordem dos católicos de Seattle adverte que qualquer bispo ou padre que cumprir a lei estadual será excomungado.
“O sigilo da confissão deve ser preservado, mesmo sob o risco de prisão”, diz uma declaração distribuída pelas dioceses do estado.
Dessa forma, a Lei SB 5.375, que deve entrar em vigor em 27 de julho (se não for bloqueada), colocará os padres católicos “em uma situação impossível”, diz o jesuíta Bryan Pham, que é advogado e tem como uma de suas especializações o Direito Canônico.
“Os padres terão de escolher entre prisão e excomunhão”, um conflito que os deixa, por assim dizer, entre a cruz e a espada.
A igreja vai, provavelmente, mover uma ação judicial para tentar bloquear a vigência da lei, que trata de uma questão constitucional. Os bispos católicos argumentam que a norma viola o direito ao livre exercício da religião, garantido pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA. Leia tudo na conjur
Nenhum comentário:
Postar um comentário