“Pais e professores precisam andar juntos, de mãos dadas, para que a educação se torne real. Eu educo meus filhos e os professores me ajudam, ensinando-os. Que nós, como pais e mães, devemos nos posicionar e andar unidos, porque nossas crianças precisam de nós, de quem dê norte para elas. A base é Deus e a Educação vem depois Dele”. O comentário é da dona de casa Jane Brandão.
Ela discursou, como representante do segmento pais e mães, na solenidade de posse dos novos integrantes dos Conselhos Escolares, eleitos em setembro passado, realizada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, na quarta-feira, dia 6, no Teatro Municipal Candinha Dória.
A representação dos conselheiros tem a seguinte formação: dois estudantes (titular e suplente), dois professores, dois funcionários e dois representantes dos pais. Em cada unidade de ensino foram eleitos oito conselheiros entre titulares e suplentes. A eleição para o Conselho Municipal de Educação está amparada pela Lei nº 2.054/2007.
“Nossas crianças necessitam de educação de qualidade, porque é triste ver um estudante que aos 10 anos não sabe ler e escrever. Ainda mais, uma criança no 7º ano nessa condição. E não devemos culpar os professores, pois, como pais, temos também a nossa responsabilidade. Não devemos terceirizar a educação dos nossos filhos. Devemos atuar em conjunto para que o país tenha uma nova história”, acrescentou a dona de casa.
Para a secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, o forte conteúdo do discurso da dona de casa foi um chamado fundamental a toda sociedade. Ela disse que os Conselhos Escolares são braço forte da democracia nas escolas. “É o espaço de representação de todos os atores que dão a razão de ser: pais, professores, alunos e funcionários. Então é direito dar a voz aos segmentos para que acompanhem as políticas públicas”, afirmou.
O estudante Mateus Gomes, 7º ano do CAIC Jorge Amado, no Sarinha Alcântara, a experiência de ser eleito e assumir o cargo de conselheiro escolar é importante, é uma experiência renovada. Já Letícia Cruz, representante da Creche-Escola Rainha da Paz, disse que a participação é para que a unidade escolar cresça. “É muito importante ter um lugar de fala no Conselho Escolar para cooperar e ajudar nas ações pedagógicas e no dia a dia”, acrescentou.
A solenidade simbólica de posse dos Conselhos Escolares teve o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos integrantes dos Conselhos, que têm a missão de debater e decidir de forma deliberativa e avaliativa direcionamentos tanto pedagógicos como administrativos e financeiros da escola que o elegeu. Atualmente, Itabuna tem 91 unidades escolares, incluindo as escolas do campo.
A solenidade contou com a presença do secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD), de integrantes de organismos da Educação – Fundo e Conselhos de Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social e da Educação Básica -, Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI) e da presidente da Comissão de Educação Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Vereadores, Wilmaci Oliveira (PCdoB). Fotos Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário