O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM ), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) , inaugurou nesta terça-feira, dia 19, o “Canto da Leitura”.
Idealizado pelas integrantes do Núcleo de Humanização, Fernanda Barbosa, Dayana Santana, Emily Fuscaldi e Elisângela Cata Preta, o projeto contempla as três enfermarias da unidade hospitalar, onde foram instaladas prateleiras, contendo livros dos mais variados temas.
De acordo com Elisângela Cata Preta, coordenadora do Núcleo, o projeto obedece a todas as orientações da Política Nacional de Humanização. O objetivo é proporcionar melhora da percepção dos pacientes a respeito da hospitalização.
“O projeto vai promover bem-estar, a melhora cognitiva e na organização das emoções, o que faz com que o tratamento seja mais bem percebido pelo paciente”, explicou.
Segundo ela, o Canto da Leitura visa oferecer um efeito terapêutico tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para a equipe da assistência que trabalha diretamente com eles.
“A leitura é fundamental porque melhora as nossas emoções e faz com que a gente lide melhor com os momentos difíceis da vida. Sem contar que é benéfica para a recuperação dos pacientes”, acrescentou.
Rayane, que é acompanhante de um paciente, aprovou o projeto. “Achei interessante, porque isso incentiva a leitura e ajuda a distrair a mente. Com esse cantinho, a gente pode espairecer”, declarou.
O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, participou da inauguração do projeto Canto da Leitura. Ele comentou que “essa é mais uma das ações que o HBLEM vem promovendo no sentido de tornar a experiência da assistência à saúde ainda mais humanizada”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário