> TABOCAS NOTICIAS : Atlético-MG é punido com interdição provisória da Arena MRV após incidentes na final da Copa do Brasil

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Atlético-MG é punido com interdição provisória da Arena MRV após incidentes na final da Copa do Brasil

Galo pode ficar sem torcida e sem Arena MRV nos últimos jogos como mandante em 2024
 Galáticos Online
Foto:Daniela Veiga / Atlético
O Atlético Mineiro recebeu uma punição provisória do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após os incidentes ocorridos na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, no último domingo (10). A medida, chamada "Liminar Inominada", determina a interdição imediata da Arena MRV e a transferência dos jogos do clube para outro estádio, com portões fechados, até que o Galo comprove que tomou as medidas necessárias para garantir a segurança adequada no local. O clube tem um prazo de dois dias para se manifestar no STJD, podendo apresentar um pedido de reconsideração.

Os incidentes ocorreram durante a partida decisiva, quando objetos foram arremessados para o campo, incluindo bombas, e um fotógrafo foi atingido por uma das explosões. O STJD citou as provas documentais e em vídeo que comprovam os episódios, mas não aplicou, até o momento, nenhuma multa ao Atlético. A interdição provisória segue até que o clube demonstre que adotou medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares que garantam a segurança na Arena MRV.

Em resposta à punição, a diretoria do Galo argumentou que não teve tempo hábil para exercer seu direito de defesa e informou que irá recorrer à decisão. O CEO do clube, Bruno Muzzi, destacou que a Arena MRV estava devidamente equipada para a partida contra o Flamengo, com um número recorde de seguranças privados – 710 ao todo, sendo 140 apenas dentro do campo. "Em jogos normais, temos 400 seguranças privados. No domingo, tivemos 710. Só dentro do campo, foram 140, todo gramado gradeado", explicou Muzzi.

O Atlético ainda será julgado pelos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e poderá sofrer novas punições, que podem incluir a perda do mando de campo em outros jogos. De acordo com o artigo 74 do Regulamento Geral de Competições, caso o time seja punido com perda de mando, a partida deverá ser disputada em um estádio localizado a mais de 100 km da cidade de Belo Horizonte. Isso significa que o Galo poderá ter que mandar seus jogos em outras cidades ou até em outros estados, caso a punição se estenda para além dos jogos desta temporada.

O clube ainda tem três jogos como mandante no Campeonato Brasileiro: contra o Botafogo (20), o Juventude (26) e o Athletico-PR (8/12). Caso a punição seja aplicada, o Atlético precisará jogar com portões fechados ou em outro local, dependendo do julgamento do STJD.

Além disso, o Galo se prepara para a final única da Libertadores, contra o Botafogo, marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires. No entanto, a competição é organizada pela Conmebol e não está sujeita às decisões do STJD. A diretoria atleticana continua trabalhando na defesa da segurança do seu estádio e na identificação dos responsáveis pelos incidentes, o que pode ajudar a diminuir a penalidade imposta.

O Atlético agora aguarda a deliberação final do STJD, enquanto lida com o impacto da punição no calendário da equipe e na logística dos próximos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário