> TABOCAS NOTICIAS : 237 candidatos utilizam-se dos nomes “Lula” ou “Bolsonaro” nas eleições de 2024

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

237 candidatos utilizam-se dos nomes “Lula” ou “Bolsonaro” nas eleições de 2024

Foto: Ricardo Stcukert/PR; Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nas eleições municipais de 2024, 237 candidatos a cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador utilizam nas urnas os nomes dos dois últimos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). Informações Globonews com o G1

No total, 25 partidos diferentes possuem candidatos que utilizam os nomes dos ex-presidentes, em todos os estados do Brasil. Destes, 15 partidos possuem ocorrências de candidatos com nomes tanto de Lula quanto de Bolsonaro.

Ao todo são 162 candidatos se utilizando do nome de Lula, sendo 153 vereadores, 6 prefeiros e 3 vice-prefeitos. 75 utilizam o nome de Bolsonaro, sendo que destes, apenas 7 possuem realmente o sobrenome do ex-presidente.

O União Brasil possui três candidatos com o nome Bolsonaro e 7 com o nome Lula, já no Republicanos, são 5 com o nome de Bolsonaro e 9 com o nome de Lula. Em 2020, 281 candidatos tinham os nomes dos dois rivais políticos nas urnas, o que representa uma queda de 16%, essa queda, no entanto, acompanha a queda no total de candidaturas, que foi de 19% no mesmo período.

O PT é o partido com maior número de postulantes com o nome de Lula, com 30, seguido pelo PP, com 17 e pelo MDB com 13. No PL, partido de Bolsonaro, 10 candidatos têm o nome de Lula. 88% destes postulantes são homens, enquanto 12% são mulheres. A região com mais 'Lulas' é o nordeste, sendo 35 casos na Bahia e 22 no Pernambuco.

No PL, são 39 candidatos com o nome Bolsonaro. O segundo partido com mais candidatos com o nome do ex-presidente é o Agir, com 6, seguido pelo Republicanos, com 5. Metade dos 'Bolsonaros' estão no sudeste, e só São Paulo possui 18 candidatos. No total, 72% dos postulantes são homens.

O levantamento destas informações foi feito pela Globonews, em parceria com o G1, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados nesta segunda-feira (26). Os números, no entanto, ainda podem mudar, pois as legendas possuem até o dia 16 de sembro para substituir candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário