Liberação precisa ser solicitada junto ao banco onde segurado recebe valores
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários de junho para maio, inclusive os de prestação continuada, para quem reside nos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela enchente. O objetivo é ajudar os beneficiários que estejam em dificuldades financeiras por causa da situação de calamidade pública instaurada nos últimos dias.
De acordo com informações do portal InfoMoney, a determinação consta na portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Com isso, os pagamentos que seriam em 24 de junho serão pagos acompanhado os de maio. O calendário de pagamentos vai de 24 de maio a 7 de junho.
Assim como foi feito em setembro passado, quando a região Sul foi fortemente castigada por ciclone seguido de chuva, a Previdência Social antecipará o valor de uma renda mensal a beneficiários que recebem ou residem na região, contanto que solicitem o adiantamento no banco onde recebem o benefício mediante assinatura de termo de opção.
A medida vale aos segurados que recebem benefícios previdenciários ou assistenciais de prestação continuada. Não terão direito ao adiantamento os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário