Segurança das operações e vantagens em programas de pontos estão entre os benefícios para o consumidor
Flávia Kuerten Michels, Especialista de Negócios e Investimentos da CredCrea
De acordo com um estudo do Banco Central, o uso de cartões de crédito como forma de pagamento teve um crescimento de 30% nos últimos quatro anos, representando um total de 84,9 milhões de usuários no país. Para além das possibilidades de parcelamento e prazos maiores para pagamentos, o recurso vem se demonstrando uma estratégia segura para realizar operações financeiras em compras online ou presenciais, a ponto do Procon divulgar orientações a respeito das compras de Dia das Mães, sugerindo a priorização dos pagamentos realizados através de cartões de crédito. O objetivo do órgão é evitar problemas aos consumidores com gastos excessivos e golpes.
Flávia Kuerten Michels, Especialista de Negócios e Investimentos da CredCrea, listou alguns argumentos que corroboram com os conselhos do Procon, entre eles a maior segurança das operações, facilidade de cancelamento das compras em caso de golpes e a economia que pode vir de programas de pontos e premiações lançadas pelas operadoras.
Segurança nas compras presenciais e online
Ao realizar as compras em lojas físicas ou mesmo em sites e aplicativos, os dados do cartão são protegidos por protocolos de segurança rigorosos para evitar o risco de fraudes e golpes. De acordo com Flávia, essa é uma das principais vantagens, pois caso ocorra uma transação com valores acima dos apresentados na oferta, ou mesmo cobranças indevidas, o consumidor facilmente consegue bloquear o cartão e solicitar a análise de atividades incomuns. “Se o produto adquirido não corresponder ao anunciado ou houver qualquer problema na cobrança, o cliente pode contestar a compra junto a operadora. Caso a denúncia seja considerada válida, é feito o reembolso do valor”.
A especialista ainda aconselha que o consumidor ative alertas do cartão no seu celular, para ter um maior controle do uso. “A maioria das operadoras oferecem o serviço de alertas, que permitem que o consumidor bloqueie imediatamente o cartão de crédito em caso de haver transações suspeitas”, argumenta.
Outro aspecto importante levantado por Flávia são os programas de benefícios que as operadoras de cartões de crédito oferecem, que podem transformar compras regulares em oportunidades de economia e premiações. “Programas de pontos permitem que o consumidor acumule créditos para trocar por produtos, passagens aéreas e descontos em parceiros. Outros oferecem cashback ou descontos diretos em lojas específicas, reduzindo o valor final das compras e gerando economia para o consumidor”, explica Flávia.
Além dos pontos, bancos e cooperativas costumam oferecer condições de pagamento facilitadas, descontos exclusivos e prêmios em campanhas personalizadas ao longo do ano. “Aqui na CredCrea, por exemplo, estamos fazendo um sorteio de prêmios para os cooperados que priorizarem suas compras através do cartão de crédito, com produtos que vão desde eletrodomésticos a patinetes elétricos”, conclui Flávia.
Sobre a CredCrea:
A CredCrea é uma cooperativa de crédito sediada em Florianópolis (SC), especializada no atendimento a engenheiros, arquitetos e profissionais de tecnologia. Com 20 anos de presença no mercado e mais de 30 mil cooperados, no último ano a cooperativa superou a marca dos R$ 800 milhões em ativos totais. Com um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, a CredCrea realizou o maior percentual de retorno de sobras entre cooperativas de crédito do país, correspondendo a 13% dos lucros obtidos e mais de R$ 14 milhões em resultados referentes a 2023. A cooperativa atende presencialmente através de 23 Postos de Relacionamento distribuídos em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e atendimento digital para todo o país.
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