Hupes-UFBA realiza primeira cirurgia de transição vocal em paciente transexual pelo SUS em Salvador
Foto: Divulgação
O processo transexualizador é um divisor de águas na vida de uma pessoa transexual e que implica enfrentar uma série de mudanças que impactam a saúde física e mental. Uma dessas mudanças para as mulheres trans é o procedimento chamado Glotoplastia, que consiste numa estratégia cirúrgica para feminização da voz, ou seja, deixá-la mais aguda.
O procedimento já é conhecido e realizado, mas, no último sábado, 13, tornou-se um marco para a saúde baiana. O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes-UFBA/Ebserh), realizou o primeiro procedimento de Glotoplastia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador.
A Glotoplastia tem se tornado a primeira opção para mulheres trans na readequação vocal por ser minimamente invasiva, não deixar cicatriz externa e pelos resultados se mostrarem mais satisfatórios. A cirurgia foi realizada em uma paciente de 36 anos. De acordo com a médica otorrinolaringologista, Erica Campos, que realizou o procedimento, há um impacto na qualidade de vida bastante notável na vida das pacientes. Leia tudo no bahianoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário