Foto: Poder360
O presidente Biden assinou oficialmente nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que pode banir o TikTok dos EUA, a menos que seu proprietário, ByteDance, concorde em vender a plataforma para um comprador de confiança dos norte-americanos. A rede social tem de 9 meses a 1 ano para realizar a venda, entretanto, ficará indisponível no país. Por Poder360
A principal justificativa dos políticos americanos é a desconfiança em relação à rede social e a preocupação com a segurança nacional, acreditando que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos na China, com a possibilidade de compartilhamento dessas informações com o governo chinês.
Com acordo com a lei, o TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance, terá um prazo de 270 dias (cerca de 9 meses) para desfazer suas operações da plataforma nos EUA ou enfrentará um desligamento – esse prazo pode ser estendido para até 1 ano. Se a venda não for concluída, lojas de aplicativo como a App Store da Apple e o Google Play não poderão mais oferecer a plataforma para os usuários e ela ficará indisponível no país.
Veja o que diz o TikTok
“Como você deve ter ouvido, o Congresso aprovou um projeto de lei que o presidente sancionou e que visa proibir o TikTok nos Estados Unidos. Isso tirará o TikTok de você e de 170 milhões de americanos que encontram comunidade e conexão em nossa plataforma. Não se engane, isso é uma proibição. Uma proibição do TikTok é uma proibição de você e de sua voz. Os políticos podem dizer o contrário, mas não se confunda. Muitos dos que patrocinaram o projeto admitem que a proibição do TikTok é seu objetivo final. É obviamente um momento decepcionante, mas não precisa ser decisivo. Na verdade, é irônico porque a liberdade de expressão no TikTok reflete os mesmos valores americanos que fazem dos Estados Unidos um farol de liberdade. O TikTok oferece aos americanos comuns uma maneira poderosa de serem vistos e ouvidos, e é por isso que tantas pessoas fizeram do TikTok parte de suas vidas diárias. Fique tranquilo, não vamos a lugar nenhum. Estamos confiantes e continuaremos lutando pelos seus direitos nos tribunais. Os factos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos vencer novamente. A nossa comunidade está repleta de pessoas que encontraram aceitação e compaixão, ofereceram inspiração e encorajamento, aumentaram a sua consciência e trouxeram perspectivas, acrescentando, em última análise, mais prazer e alegria às suas vidas. Nossa comunidade também conta com 7 milhões de proprietários de empresas que construíram seu sustento no TikTok. Enquanto defendemos nosso caso no tribunal, você ainda poderá aproveitar o TikTok como sempre fez. Na verdade, se você tem uma história sobre como o TikTok impacta sua vida, adoraríamos que você a compartilhasse para mostrar exatamente pelo que estamos lutando. Enquanto isso, continuaremos a investir e inovar para manter nossa comunidade vibrante, emocionante e segura. Através dos nossos esforços de segurança de dados nos EUA, construímos salvaguardas que nenhuma outra empresa semelhante criou. Investimos bilhões de dólares para proteger seus dados e manter nossa plataforma livre de manipulação externa. Eu não posso dizer isso o suficiente. Esta comunidade extraordinária e diversificada é o que torna o TikTok tão especial, o que o torna importante e o que o torna significativo. E continuaremos trabalhando para garantir que você sempre terá a oportunidade, a segurança e a liberdade de aproveitar tudo o que o TikTok tem a oferecer, declarou o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em vídeo publicado na rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário