A nova Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida por grande parte dos estados do Brasil. Veja como tirar a sua
Foto: Divulgação/SSP (AM).
Acabou o prazo dado pelo governo federal para os Estados e o Distrito Federal emitirem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento aposenta o antigo RG e adota o número do CPF como padrão. Por Vitor Guerra / SNB - Com informações de MoneyTimes e Agência Brasil
Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já emitem o documento. Veja a lista abaixo.
Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que a CIN já foi emitida para 3 milhões de brasileiros.
Estados que já emitem
Com o fim do prazo dado pelo governo federal, os estados já podem emitir a CIN.
Apenas o Amapá, Bahia, Pernambuco e Roraima disseram que não há previsão para o início da emissão.
Já o Espírito Santo e o Mato Grosso do Sul vão se adequar à medida na segunda semana de janeiro.
Veja todos os estados que estão emitindo a nova CIN:
Acre (AC)
Alagoas (AL)
Amazonas (AM)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Goiás (GO)
Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)
Novidades no CIN
Pela primeira vez no país, o CIN vai estabelecer um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação. Com a medida, o governo quer coibir fraudes de identificação no Brasil.
Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Após a emissão da primeira via, o cidadão também pode utilizar o documento de maneira digital.
A segurança do documento
Segundo o governo federal, a CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança, que garantem a identificação do usuário por um método seguro.
Entre as medidas inovadoras do documento, está a inclusão de um QR Code, que será usado para uma checagem fácil e confiável pela Segurança Pública.
“Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos”, disse o governo.
A validade do documento varia de acordo com a faixa etária. Para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. Para pessoas de 12 a 60 anos incompletos, o documento é válido por 10 anos. Acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.
Após a emissão da primeira via, é possível utilizar o documento online. Veja como:Realize o download do aplicativo Gov.br;
Faça login na sua conta com os dados pessoais;
acesse “Carteira de documentos”;
clique no botão “+”;
selecione a “Carteira de Identidade” e clique em “Adicionar documento”.
Prontinho, agora você já tem a nova Carteira de Identidade Nacional prontinho na palma da sua mão.
E o antigo RG?
O antigo RG ainda segue válido, mas com um prazo final.
O documento continuará sendo aceito no país até 28 de fevereiro de 2023.
Dessa forma, a população tem tempo para atualizar a nova documentação.
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