> TABOCAS NOTICIAS : Como usar a comunicação não-verbal a seu favor em uma entrevista de emprego

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Como usar a comunicação não-verbal a seu favor em uma entrevista de emprego

Avaliadores estão atentos a maneira como os colaboradores gesticulam, se vestem e se expressão durante as entrevistas
Crédito: Divulgação
Consultora de recursos humanos, Izabela Nascimento, e Aline Cavalcanti, coordenadora de recursos humanos 
Há elementos que não estão no seu currículo, mas são igualmente relevantes quando você está cara a cara, ou tela a tela, com um recrutador. O seu olhar, postura, gestos, pontualidade, entonação ou velocidade da fala, além da maneira como se veste, podem destacá-lo em relação aos concorrentes à vaga ou, simplesmente, eliminá-lo da seleção — caso você já tenha passado pelo crivo da avaliação do histórico de carreira.

Esse conjunto de elementos é chamado de comunicação não-verbal, o que não é dito por você, mas percebido e levado em consideração pelos avaliadores mais criteriosos e atentos.

“Os recrutadores estão atentos a qualquer informação emanada pelo candidato, seja verbal ou não-verbal, durante todo o processo seletivo. Quando nos referimos à comunicação não verbal, por exemplo, e neste caso tem relevância tanto no processo presencial quanto online, os gestos, emoções, expressões, postura, nervosismo são levados em conta para a escolha do candidato”, diz Aline Cavalcanti, coordenadora de Recursos Humanos, BP e Comunicação.

Ela também ressalta o peso de uma boa aparência, nesse caso, trajes que sejam adequados para a ocasião. Além da higiene pessoal, como estar com os cabelos, penteados e unhas limpas, e nada de perfume com cheiro forte.

"No momento da entrevista, o recrutador está em busca do candidato ideal, portanto, além das competências técnicas e comportamentais, são consideradas igualmente competências culturais, o que mensura a capacidade de adaptação do candidato à cultura da empresa", completa a coordenadora de RH.

A consultora de Recursos Humanos e Carreira, Izabela Nascimento, lembra também que o processo seletivo começa na recepção dos currículos, portanto, desde dessa fase o candidato precisa estar atento.

“A forma que ele é feito, descrito para representar a trajetória do candidato, demostra como ele pode ser. Por isso que é tão importante saber descrever, de forma sucinta e legível, a trajetória profissional”, diz. Leia tudo no correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário