De olho em mais espaço no governo Lula, caciques do Centrão passaram a mirar o comando do Ministério da Agricultura, atualmente com o PSD
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Caciques do Centrão começaram o ano de 2024 querendo abocanhar mais uma pasta do governo Lula. Além do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que detém o comando do Bolsa Família, o alvo da vez é o poderoso Ministério da Agricultura, atualmente controlado pelo PSD.
Parlamentares do Centrão alegam haver uma insatisfação no Congresso com o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e por isso, passaram a defender a troca no comando da pasta.
Uma das alternativas pensadas pelo grupo, conforme o Metrópoles, seria convencer Lula a trocar Fávaro pelo atual secretário de Política Agrícola do ministério, Neri Geller, que é próximo do atual ministro.
Ex-deputado federal, Geller é filiado ao PP, partido do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que já comanda atualmnete o Ministério do Esporte com André Fufuca.
Geller foi ministro da Agricultura durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff e esteve com Lula durante toda a campanha eleitoral de 2022. O ex-deputado ajudou o petista na intelocução com o agronegócio.
Deputados do Centrão lembram que Geller foi vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e, por isso, teria mais “habilidade” nas negociações com o Congresso, área em que Fávaro tem sido criticado.
No caso do Bolsa Família, sabe-se que não será tão fácil de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ceder. O Planalto, inclusive , já trabalha com uma contraofensiva em caso de uma nova investida, cuja articulação já estaria correndo nos corredores do Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário