> TABOCAS NOTICIAS : Governo de MG nega acordo sigiloso com Vale que não teria ouvido vítimas de Brumadinho

sábado, 14 de novembro de 2020

Governo de MG nega acordo sigiloso com Vale que não teria ouvido vítimas de Brumadinho

Foto: Divulgação / MG
O governo do estado de Minas Gerais negou haver um acordo sigiloso com a mineradora Vale que exclua da discussão as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro do ano passado. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira (13) (leia mais aqui).

“Uma primeira audiência de conciliação no Tribunal de Justiça foi realizada em 22 de outubro, após a qual representantes do Estado prestaram esclarecimentos à imprensa, inclusive. Após essa audiência, a empresa Vale enviou sua proposta, que foi colocada inicialmente sob segredo de justiça, quebrado na última quinta (12)”, disse a gestão mineira, em nota.

Este acordo foi quebrado após uma proposta peticionado pelo governo de Minas ao TJ-BA, por meio da Advocacia-Geral do Estado (AGE), pela Advocacia-Geral do União, pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público de Minas Gerais, pela Defensoria Pública de Minas Gerais e pela Defensoria Pública da União.

O governo estadual ainda argumenta que “apenas nas duas últimas semanas, foram três audiências públicas realizadas sobre o tema, sendo duas na Assembleia Legislativa do Estado e uma de forma online, com participação de milhares de atingidos, com pico superior a 1.700 acessos simultâneos, além de reunião com movimentos sociais”.
Ainda de acordo com a gestão de Minas Gerais, “caso o acordo seja firmado, parte dos projetos serão decididos diretamente pelas comunidades atingidas, com amplo processo de participação”.

“Em relação à proposta feita pela empresa, o Governo de Minas esclarece que a considera insuficiente em razão do volume dos danos socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem. A mediação buscará avançar para valores compatíveis e proporcionais aos danos sofridos”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário