Foto: Divulgação
A vacina BCG, utilizada para combater a tuberculose, pode ser eficiente na luta contra o coronavírus. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, a BCG diminui a taxa de mortalidade de Covid-19. Porém, os resultados ainda não conclusivos. A pesquisa foi divulgada na revista PNAS, publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos EUA. A informação é da Ansa Brasil.
A pesquisa comparou dados de países que fazem o uso do medicamento de uma forma mais abrangente como Brasil, com quem tem menor cobertura, como os Estados Unidos.
"Descobrimos que a mortalidade da Covid-19 nos estados de Nova York, Illinois, Louisiana, Alabama e Flórida (não vacinados) era significativamente maior que em estados de países que aplicam a BCG (Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil; e Cidade do México, no México)", aponta o estudo.
De acordo com os pesquisadores, ainda é preciso uma análise mais segura para poder relacionar a vacina à imunidade.
O estudo é realizado em conjunto pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Santa Catarina (UFSC), pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais (INCT-DT). O trabalho tem a colaboração da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário