Texto será entregue pelo ministro Paulo Guedes | Foto: Fábio Pozzebom/ AgBr
O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai entregar ao Congresso nesta terça-feira (21) a primeira parte do projeto de reforma tributária do governo. Ele deve comparecer ao Congresso nesta tarde, junto ao secretário da Receita Federal José Tostes, para apresentar a proposta aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Nesta primeira etapa, o governo pretende unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado (IVA) federal, com alíquota entre 11% e 12%. Como a medida não mexe em impostos municipais e estaduais, não serão necessárias alterações na Constituição, o que torna a tramitação do texto mais fácil no Congresso.
A proposta também não traz mudanças na base de arrecadação dos entes federativos, não atendendo aos pedidos para que parte da receita desses impostos fosse cedida a estados e municípios.
Segundo o G1, em novas fases, o governo vai propor mudanças no Imposto Sobre Produtos Industriais (IPI), no Imposto de Renda, a retomada da taxação sobre lucros e dividendos e a criação de uma CPMF digital, para tributar o comércio e pagamentos feitos em meio eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário