> TABOCAS NOTICIAS : Hormônio do humor e do amor previne osteoporose, diz estudo

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Hormônio do humor e do amor previne osteoporose, diz estudo

Foto: Pixabay
O hormônio do amor e do humor, que faz a gente ficar mais animado e feliz, também pode ser usado no controle e prevenção da osteoporose.

Foi o que descobriu um estudo da Unesp, Universidade Estadual Paulista de Araçatuba, no interior de São Paulo. Os cientistas descobriram que a ocitocina, hormônio produzido pelo hipotálamo, conseguiu reverter fatores que reduzem a densidade e resistência ósseas.

“Nosso estudo tem como enfoque a prevenção da osteoporose primária; por isso investigamos mecanismos fisiológicos que ocorrem no período pré-menopausa. Nessa etapa da vida da mulher, medidas de prevenção podem evitar que os ossos se tornem frágeis e que ocorram fraturas, o que poderia reduzir a qualidade e a expectativa de vida,” explica a professora Rita Menegati Dornelles, da Unesp de Araçatuba.

Renovação do osso
Os pesquisadores aplicaram em cobaias duas doses do hormônio ocitocina – com 12 horas de diferença entre uma injeção e outra.

Na comparação com o grupo controle, os animais que receberam as doses de ocitocina apresentaram não apresentaram sinais de perda de densidade óssea.

“A ocitocina ajuda a modular o ciclo de remodelação óssea das ratas senescentes. Os animais que receberam o hormônio tiveram aumento dos marcadores bioquímicos associados à renovação do osso, como a expressão de proteínas que favorecem a formação e a mineralização óssea,” disse Rita.

Menopausa
“Estuda-se muito a pós-menopausa, quando a mulher deixa de menstruar. No entanto, as oscilações hormonais que ocorrem antes, na perimenopausa, já são bastante fortes e estão relacionadas com a diminuição gradual da densidade óssea. É preciso haver estudos visando a prevenção da osteoporose nessa fase, pois o período após a menopausa representa cerca de um terço da vida e deve ser vivido com qualidade,” reforçou Rita.

Ocitocina

Nenhum comentário:

Postar um comentário