> TABOCAS NOTICIAS : Ricos, heteros e eleitores de Bolsonaro lideram defesa da posse de arma, diz Datafolha

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Ricos, heteros e eleitores de Bolsonaro lideram defesa da posse de arma, diz Datafolha

por Marina Estarque / Folhapress
Foto: Divulgação
A maioria dos brasileiros é contrária à liberação da posse de armas de fogo, segundo pesquisa do Datafolha. Esse total aumentou desde outubro e chegou a 61% em dezembro. Mas a avaliação do tema não é uniforme entre os entrevistados.

As mulheres, por exemplo, tendem a ver as armas de forma mais negativa: 71% delas são contrárias à posse, enquanto apenas 51% dos homens têm a mesma opinião. Por outro lado, o apoio à liberação cresce entre os mais escolarizados e os mais ricos.

A orientação sexual também pesa nessa avaliação. Entre homossexuais, 77% consideram que as armas devem ser proibidas, taxa que cai para 59% entre heterossexuais.

Para a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), possuir uma arma deveria ser um direito. A ideia é defendida por 53% das pessoas que declararam ter votado no candidato em 2018. Esse índice cai para 16% entre os eleitores de Fernando Haddad (PT).

A opinião varia ainda de acordo com religião, afinidades partidárias e região do país. Para a pesquisa Datafolha, foram entrevistadas 2.077 pessoas em 130 municípios, entre 18 e 19 de dezembro de 2018.

Durante o período eleitoral, o agora presidente eleito, Bolsonaro falou em revogar o Estatuto do Desarmamento. Agora, neste sábado (29), afirmou que pretende assinar um decreto para permitir a posse de arma a todas as pessoas sem ficha criminal, além de tornar o registro definitivo, sem a necessidade de renovações, como hoje.

Veja dez curiosidades do levantamento com a opinião dos brasileiros sobre o assunto: hvejttps://www.bahianoticias.com.br/folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário