Foto: Divulgação / CDC
Autoridades da República Democrática do Congo (RDC) afirmaram que o atual surto de ebola é o mais grave da história do país. De acordo com o Ministério da Saúde, já são 319 casos confirmados e prováveis. Desde a descoberta do vírus, em 1976, o Congo registrou dez surtos de ebola.
"A atual epidemia é a pior da história da RDC", afirmou Jessica Ilunga, porta-voz do Ministério da Saúde, à Agência Reuters. A epidemia também é classificada como a terceira pior da história do continente, atrás do surto na África Ocidental, entre 2013 e 2016, quando foram confirmados mais de 28 mil casos, e de um surto em Uganda, em 2000, com 425 casos.
Na última quinta-feira (8), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os principais desafios da atual epidemia são segurança e desconfiança da comunidade.
"Quando há um ataque, a operação realmente congela. E, quando a operação pára, o vírus se aproveita", disse a repórteres em Kinshasa. "Quando as operações são interrompidas, há sempre um impacto nas vacinações ou no rastreamento de contato do vírus, e o segundo problema é que mais casos são gerados porque não podemos vaciná-los".
Nenhum comentário:
Postar um comentário