"Não acreditaram que iria terminar"
Aos 91 anos, idosa do DF realiza sonho de se formar no ensino médio / Imagem: Arquivo pessoal
De família humilde, dona Maria parou de estudar aos 14 anos para ajudar com a renda da casa. Aos 40, quando foi matricular um dos filhos no colégio, sentiu que era a hora de retomar os estudos. "A diretora me incentivou a voltar a estudar. Voltei, terminei o ensino fundamental, mas parei de novo. Ficava muito cansada porque tinha que cuidar dos filhos, da casa e também trabalhava em uma rede de fast food. Aí, desisti", conta.
Os cabelos brancos e as mãos um pouco trêmulas não atrapalharam o desejo da dona Maria Pereira da Silva, moradora do Recanto das Emas, região a 35 km de Brasilia. Aos 89 anos, ela decidiu que era hora de retomar os estudos e buscar o tão desejado "canudo": o diploma do ensino médio. Na quarta-feira (28), a idosa fez a última prova. Tirou nota 7,5 e se formou, com direito a comemoração em uma pizzaria. Agora, ela não pretende ficar parada não. Quer fazer faculdade e se formar em teologia. O UOL foi até a escola onde ela estudou por dois anos para saber mais sobre seus planos, sonhos e lutas.
UOL — Dona Maria, como foi a infância da senhora? O seu gosto pelos estudos surgiu logo cedo?
Maria Pereira da Silva — Olha, nasci em uma família bem humilde. Morava com meus pais e duas irmãs, no Rio Grande do Norte. Meu pai foi procurar trabalho, e ficou desaparecido por um ano, nesse tempo eu estudava. Inclusive, entrei muito tarde na escola: com 10 anos. Não tinha colégio por lá. Estudei até a terceira série. Aos 14, tive que parar. Fui dar aula na prefeitura da cidade para crianças mais novas. Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário