Do UOL, em São Paulo**Susan Walsh/AP
Donald Trump anuncia que Estados Unidos irão atacar a Síria
Os Estados Unidos irão realizar "ataques precisos" na Síria, disse o presidente Donald Trump em um discurso oficial à nação, dado nesta sexta-feira (13) à noite, da Casa Branca. Os ataques são apoiados pelo Reino Unido e pela França.
"Ataques foram ordenados contra Assad", disse o presidente norte-americano. Durante a transmissão de seu discurso, agências de notícias publicaram que explosões já eram ouvidas em Damasco.
Trump deixou de ir à Cúpula das Américas no Peru, que acontece nesta semana, para poder se dedicar a uma resposta a um ataque químico conduzido na Síria no sábado passado (7). Estados Unidos e outras nações culpam o governo sírio de Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia, de realizar usar armas químicas. Tanto Damasco quanto Moscou negam responsabilidade pela ação.
"Esse massacre foi uma escalada significante num padrão de armas químicas usado por esse mesmo regime terrível", disse Trump nesta noite. "O ataque [químico] cruel e desprezível deixou mães e pais, mulheres e crianças derrotados em dor [...]. São crimes de um monstro." O presidente norte-americano afirmou que os ataques irão acontecer até o governo sírio parar de usar armas químicas.
Após o discurso de Trump, a primeira-ministra britânica, Theresa May, divulgou um comunicado dizendo ter autorizado suas forças armadas de conduzir "ataques coordenados em alvos específicos para degradar a capacidade de armamento químico do regime sírio e deter seu uso". "Estamos agindo em conjunto com os aliados norte-americanos e franceses", diz o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário