Um medicamento indicado para câncer de pulmão pode ser eficaz no tratamento de um tipo de câncer de mama causado por um defeito genético, de acordo com estudo financiado pelo sistema de saúde pública do Reino Unido.
Chamado crizotinibe, o remédio atua em pacientes que apresentam a alteração genética ALK, que favorece o crescimento de células cancerosas. Segundo o G1, o uso do crizotinibe impede a produção dessa enzima. No Brasil, a droga foi aprovada em 2016 para tratamento de câncer de pulmão.
No caso do câncer de mama, foi observado que o medicamento pode inibir alguns tipos lobulares, ou seja, que têm início nas glândulas produtoras de leite. Apenas no Reino Unidos, 7.150 mulheres são diagnosticadas anualmente com esse tipo de alteração. Para chegarem à descoberta, os pesquisadores testaram outras 80 moléculas.
O crizotinibe matou as células cancerosas criadas pela enzima E-cadherin, relacionada a esse tipo de câncer de mama, e manteve as células saudáveis praticamente intactas. A substância será testada em pacientes com estágio avançado de câncer de mama lobular. G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário