Em Paris*Reprodução/All For Desktop
Uma espécie de peixe mexicano grita tanto para acasalar que pode causar surdez a alguns mamíferos, como os golfinhos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (20).
A corvina do Golfo da Califórnia emite um chamado de acasalamento parecido com uma "metralhadora", com sons rápidos e múltiplos, indicou o estudo publicado na revista "Biology Letters da Royal Society".
E quando centenas de milhares de peixes se reúnem para se reproduzir uma vez por ano, "o coro coletivo soa como uma multidão aplaudindo em um estádio", assegurou à AFP o coautor do estudo Timothy Rowell, da Universidade de San Diego.
"Os níveis de som são tão altos que podem causar surdez temporária ou inclusive definitiva em mamíferos marinhos observados enquanto caçavam os peixes", acrescentou.
Rowell e seu colega Brad Erisman, da Universidade do Texas, utilizaram um mecanismo especializado para escutar a corvina do Golfo em seu momento de reprodução.
A cada primavera, todos os adultos da espécie migram para um único lugar - o delta do rio Colorado no extremo norte do golfo da Califórnia, no México - para a desova de milhões de exemplares.
O evento reúne durante várias semanas todas as corvinas do mundo em menos de 1% do espaço que ocupam normalmente. MAIS AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário