O vice-governador João Leão elogiou o Mutirão do Diabetes em Itabuna, “que orgulha a Bahia e o Brasil”. Ele transmitiu uma mensagem do governador Rui Costa para cada um dos participantes do evento que este ano mobilizou mais de mil voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, odontologistas, advogados, fisioterapeutas, entre outros profissionais, registrando um novo recorde com mais de 35 mil procedimentos realizados entre exames médicos, avaliações e orientações multidisciplinares em diabetes, detecção de novos casos de acordo com o site http://www.mutiraododiabetico.com.br/.
Ele elogiou o trabalho dos médicos Rafael e Vável Andrade, e Marlúce Leão, que atuaram na coordenação do mutirão e destacou a parceria do governo do estado com o prefeito Fernando Gomes, que vem se empenhando em conseguir recursos para realização de obras e projetos para Itabuna, a exemplo da nova ponte sobre o rio Cachoeira, que teve recursos incluídos no orçamento da União.
O vice-prefeito Fernando Vita também elogiou o mutirão do diabetes que tornou Itabuna uma cidade azul e ganhou uma dimensão internacional. Ele destacou o empenho da coordenação com a mobilização de um número crescente de voluntários e ampliação do atendimento o que sensibilizou o prefeito Fernando Gomes, que se associa ao projeto de prevenção de uma doença que mata.
Impressionada com a estrutura, recepção dos pacientes e a satisfação das pessoas com o padrão de atendimento, a secretária de Saúde, Lísias Miranda São Mateus destacou a importância da mobilização para a realização do Mutirão do Diabetes, que contou com a participação de 700 servidores da prefeitura municipal. Ela salientou ainda o empenho do governo em todas as iniciativas voltadas para a melhoria da saúde em Itabuna e lamentou as dificuldades enfrentadas em função da escassez de recursos e das dificuldades burocráticas na área federal.
Ao considerar que diabetes é um grande oceano, o coordenador do mutirão e presidente da ONG, o médico Rafael Andrade lembrou que o evento se repete pela 13ª vez e vem sendo ampliado a cada ano, se consolidando como um sonho de cidadania. Atuando há 40 anos na luta contra o diabetes, a médica Marlúce Leão, que preside a Asdita, defende um envolvimento da sociedade e do governo numa ação continua, com a oferta de atendimento aos pacientes com uma equipe competente e com uma visão interdisciplinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário