> TABOCAS NOTICIAS : Itabuna ganha “Prêmio Irmã Dulce 2017” em Brasília

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Itabuna ganha “Prêmio Irmã Dulce 2017” em Brasília

A Prefeitura de Itabuna por meio da Secretária Municipal de Saúde recebeu o certificado “Prêmio Irmã Dulce 2017”, conferido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-Ba). A premiação foi entregue no Congresso Nacional em Brasília e Itabuna foi escolhida por ter se destacado pelas “ideias inovadoras e pelo trabalho para o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde no município”. 

Apenas 21 municípios brasileiros receberam o certificado, o que, segundo a secretária Lísias São Mateus, demonstra o reconhecimento do trabalho que o município desenvolve na saúde pública, em benefício das famílias assistidas pelo SUS. Entre os serviços disponibilizados estão importantes programas como as campanhas de vacinação para os públicos adulto e infantil para o combate às doenças infecto-contagiosas, o Programa Saúde da Família (PSF) em pleno funcionamento das unidades de saúde e a participação efetiva dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. 

Para a secretária, o SUS veio para tornar o país mais saudável “pelo fácil acesso que as famílias têm hoje a programas de prevenção, tratamento e, principalmente, o acompanhamento daquelas que necessitam de atenção especial, a exemplo dos portadores de diabetes e hipertensão arterial assistidos pelo programa Hiperdia”.

Lísias lembra, ainda, que antes da implantação do Sistema Único de Saúde, o setor público da saúde tinha caráter curativo. “Hoje as famílias encontram na maioria das vezes perto de casa, unidades de saúde e centros de referência como o Cerpat, Cerest, CAPS, entre outros, que mantém programas para tratamento e de promoção à saúde de toda a família”. Ela destaca outro importante avanço, o trabalho dos agentes comunitários que fazem visitas rotineiras às famílias cadastradas nas unidades de saúde de Itabuna. 

Sobre a premiação, a secretária informou que as 30 melhores experiências desenvolvidas por profissionais de saúde dos municípios, representaram a Bahia, na 14ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, durante Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, em julho, e receberam o prêmio na 250ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite na União dos Municípios da Bahia, em Salvador .

A convite da presidente do Consems-Ba, Stela Souza, o prêmio foi entregue aos profissionais de saúde, por Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e sobrinha de Irmã Dulce, personalidade que dá nome ao prêmio, e também pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário