> TABOCAS NOTICIAS : Aos 92 anos, ialorixá baiana Mãe Stella lança app com mensagem de generosidade e tolerância religiosa

sábado, 20 de maio de 2017

Aos 92 anos, ialorixá baiana Mãe Stella lança app com mensagem de generosidade e tolerância religiosa

do BOL, em São Paulo
Reprodução/Facebook/maestelladeoxossi
Mãe de Santo lançou app no dia em que completou 92 anos de vida

Curiosa após ver uma reportagem sobre aplicativos de celular, a Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella de Oxossi se interessou pelo universo dos "apps". Agora, aos 92 anos, a Mãe de Santo de Salvador (BA) é uma prova viva de um dos ensinamentos encontrados em seu próprio aplicativo: "Ninguém é tão sábio que não tenha necessidade de ser um eterno aprendiz".

A frase é uma das lições de vida disponíveis no aplicativo criado para o sistema Android, encontrado em celulares de marcas como Samsung, Motorola, Sony e LG. Disponível na loja de apps do Google, o "Orientações de Mãe Stella" traz mensagens escritas e faladas por Stella, seguindo a tradição oral da religião.

Reprodução/Google PlayStore
Mãe Stella recitou as frases ouvidas no app

Stella contou com a ajuda do professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ensinou o que eram os tais aplicativos. "Eu quero fazer um aqui pro axé", disse a ialorixá ao conhecer um pouco sobre os "celulares inteligentes".

Após escolher e recitar as frases disponíveis no app, Stella contou com a colaboração de Lucas Teixeira Rocha, Antônio Ladeia e Rose Vermelho para montar e disponibilizar o app, que tem o código-fonte aberto para sugestões e modificações.

Com 60 gravações, o app fala de amor, sabedoria e generosidade, além de ser um registro da cultura do candomblé. O lançamento do aplicativo contou com uma visita de ministros dos países de língua portuguesa, durante o X Encontro Ministros da Cultura, às obras sociais do terreiro liderado por Mãe Stella há 40 anos.

O aplicativo para celulares com o sistema Android pode ser baixado na loja de apps do Google. (Com informações do jornal "Correio")

Nenhum comentário:

Postar um comentário