Foto: Divulgação / Exército
O governo federal quer conceder 20 mil quilômetros de estradas para a iniciativa privada investir em tapar buracos, conservar acostamentos, cortar a vegetação, consertar placas de sinalização e pitar faixas nas vias. A contrapartida será a cobrança de pedágio. Por outro lado, não serão incluídos nos contratos a duplicação das pistas. O formato da licitação está em fase de estudos para ser incluída no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). De acordo com o site Poder 360, o orçamento federal anual para conservar estradas gira em torno de R$ 8 bilhões, mas cáculos já apontam para um custo de até R$ 8,7 bilhões. O governo considera também a unificação da tarifa do pedágio no país, hoje cobrada a cada trecho de 100 km. Os ministérios do Planejamento e dos Transportes estão responsáveis pela discussão do novo sistema de concessão de estradas, mas ainda não há uma decisão definitiva sobre o assunto. A intenção é que o formato seja decidido ainda neste ano. BN
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