Em algumas partes do mundo, como o Nepal, por exemplo, a menstruação ainda é vista com estigma, sendo um tabu. Por esse motivo, e embora essa seja uma ação natural do organismo feminino, no país, as mulheres são impedidas de viver suas rotinas durante esse período, de acordo com informações de um relatório da ONU.
Por serem consideradas momentaneamente “impuras”, são impedidas de realizar atividades diárias como comer com a família, cozinhar ou tocar na água.
Uma vez que ficam sem acesso a ela, e consequentemente à higiene, são expostas a infecções. Ainda, em alguns casos mais extremos, as mulheres são obrigadas a viver, no período da menstruação, dentro de estábulos, já que são proibidas de entrar em casa.
Para ilustrar isso, jovens nepalesas registraram algumas fotos denunciando a situação. Em uma das imagens, Bandana Khadka, de apenas 15 anos, mostra sua mãe comendo sozinha, enquanto a irmã assiste, uma vez que não pode se sentar à mesa com outros membros da família por estar menstruada.
Outra jovem, identificada apenas como Sushma, 15, registrou a foto de um espelho e pente. Enquanto sua família permite que os objetos sejam usados livremente durante todo o mês, outras, de família mais rigorosas, não têm a mesma sorte. Uma terceira garota, Manisha, registou uma imagem da cozinha de sua casa sob a legenda: “Essa é uma foto de minha cozinha, mas quando estou menstruada não posso entrar nela ou tocar em qualquer coisa relacionada a ela”. [ Office of the High Comissioner ] [ Fotos: Reprodução / ONU ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário