É impressionante! O Japão registrou 6 mortes em 2015 com armas de fogo. Isso mesmo: 6 mortos durante um ano inteiro. É uma das menores taxas do mundo.
No Brasil são 5 mortes POR HORA com arma de fogo, segundo o Mapa da Violência 2016. Foram 44.861 vítimas em 2014.
Nos EUA morreram 33.599 em 2015.
Mas como eles conseguiram?
“A resposta à violência nunca é violência. A polícia japonesa disparou apenas seis tiros em todo o país em 2015”, disse o jornalista Anthony Berteaux à BBC.
E tudo começa na forma de agir da polícia.
Policiais japoneses dificilmente andam armados e a ênfase é maior nas artes marciais – todos devem chegar a faixa preta do judô. Eles passam mais tempo praticando quendô (uma luta com espadas de bambu) do que aprendendo a usar armas de fogo.
“O que geralmente a polícia japonesa faz é usar imensos colchonetes para embrulhar, como uma panqueca, a pessoa que está violenta ou bebeu demais e levá-la para se acalmar na delegacia”, explica Iain Overton, diretor-executivo da organização não-governamental Action on Armed Violence e autor do livro Gun Baby Gun.
Overton compara este modelo com o americano que, segundo ele, tem sido o de ‘militarizar a polícia”.
“Se há muitos policiais sacando armas nos primeiros instantes de um crime, isso leva a uma pequena corrida por armas entre a polícia e os criminosos”, afirma. CONTINUE LENDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário