Engenheiros estão correndo para salvar uma represa que pode colapsar – criando uma onda de 25 metros de altura e colocando a vida de sete milhões de pessoas em risco.
(Imagem: EPA)
A represa, próxima à cidade sitiada de Mosul, no Iraque, está afundando lentamente. Especialistas afirmam que mesmo que apenas 26% da estrutura se rompesse, ela poderia liberar uma quantidade de água equivalente a 4.400 piscinas olímpicas.
Tropas curdas estão protegendo a represa, enquanto os engenheiros trabalham em uma solução temporária.
Se a represa romper, a água atingirá Mosul em cerca de 100 minutos, na forma de uma onda de 25 metros de altura. Três dias depois, ela chegaria a Bagdá.
“É apenas uma questão de tempo. Vai ser pior do que jogar uma bomba nuclear no Iraque,” disse Nadhir al-Ansari, professor na Universidade de Lulea, na Suécia, à rede de televisão Al Jazeera.
“Não importa quantos consertos e manutenções a empresa fizer, isso pode até aumentar a vida útil da represa, mas só será capaz de atrasar o desastre.”
Um porta-voz da empresa italiana de engenharia TREVI disse à Al Jazeera: “Eu não sei se é uma corrida contra o tempo, mas nós temos o conhecimento e a tecnologia necessários para tornar a represa segura, pelo menos por enquanto.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário