> TABOCAS NOTICIAS : Estudo diz que um quarto da população mundial tem Tuberculose Latente

domingo, 25 de dezembro de 2016

Estudo diz que um quarto da população mundial tem Tuberculose Latente

Nos países ricos, a Tuberculose é vista como coisa do passado. Mas globalmente, ela é a principal causa de morte infecciosa, tendo feito 1,8 milhão de vítimas em 2015.

A infecção com a bactéria que causa a Tuberculose não costuma resultar em doença. Geralmente, apenas 10% das pessoas infectadas desenvolvem a enfermidade. Mas, isso pode ocorrer muito tempo após a infecção. O outro lado disso é que a infecção latente com Mycobacterium tuberculosis é muito mais comum do que a doença. E segundo os especialistas, um terço das pessoas no mundo carrega a bactéria em seus corpos. http://www.jornalciencia.com

No entanto, o último estudo para estimar o número de infecções por Tuberculose Latente foi há 20 anos. Desde então, muitas coisas mudaram. A população mundial aumentou mais de 20%. Na China, por exemplo, a idade média foi aumentada em dez anos ao longo deste período. Ao mesmo tempo, as crianças representam quase metade da população nos países da África.

A número de pessoas com Tuberculose tem diminuído, apesar do aumento da contaminação com HIV. O desenvolvimento de novas formas de combate da infecção por Tuberculose Latente é agora visto como uma frente emergente no seu controle.

Em um novo estudo publicado na PLoS Medicine, a “força de infecção” da Tuberculose veio à tona novamente: há chance de um indivíduo se infectar em 180 países – equivalente a 99% da população. Segundo os pesquisadores, grande parte dessas infecções aconteceu em 1990. Depois desse período, usamos estimativas da Organização Mundial de Saúde sobre a prevalência da Tuberculose.

Aplicando estas tendências históricas no risco de infecção para as repartições demográficas de cada país, pudemos descobrir a proporção de pessoas em cada faixa etária suscetível a ter uma infecção por Tuberculose Latente.

Cerca de um quarto da população global atualmente tem uma infecção de Tuberculose Latente – cerca de 1,7 bilhão de pessoas. Mais de 80% desse índice está concentrado na Ásia e na África. Apesar disso, estima-se que cerca de 100 mil crianças – mais do que toda a população da Alemanha – já carregam essa infecção.

Novos diagnósticos são necessários para identificar indivíduos com Tuberculose Latente suscetíveis de evoluir para a doença. Essas ferramentas são necessárias para tratá-los de forma segura.

Esse artigo foi publicado originalmente no The Conversation. [ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário