Como é a vida na cidade de Pernambuco sem água nas torneiras desde 2012
Carlos Madeiro*Colaboração para o UOL, em Alagoinha (PE)
Cidades de PE sofrem sem água nas torneiras há mais de três anos
Eronildes Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoinha (PE), conta que já é corriqueiro ver animais mortos onde costumava ter água na cidade. "Infelizmente não é incomum ver essa cena. Os animais estão morrendo por falta de água mesmo, não há mais onde buscar", explica Ferreira. VEJA MAIS >Imagem: Beto Macário/ UOL
Quem viveu um dia sem água em casa sabe bem como é difícil encarar as tarefas diárias. Agora imagine mais de 1.600 dias nessa condição. É assim que vivem os moradores de Alagoinha (232 km do Recife), onde falta água nas torneiras desde julho de 2012.
Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), Alagoinha foi o primeiro município a entrar em colapso em Pernambuco. Hoje, existem mais 27 cidades no Estado sem água nas torneiras.
Na cidade, a rotina dos moradores já parece acostumada com a vida sem água: eles lotam diariamente os quatro chafarizes montados pela prefeitura e que são abastecidos quase que diariamente pelos carros-pipa pagos pelo Exército.
Nem lembro mais o que é ter água na torneira",conta Severino André Costa, 46.
"Venho de dois em dois dias aqui no chafariz. A água é boa, faço tudo com ela", diz o desempregado que vive do Bolsa Família e, para completar a renda, vende cartelas de bingo. TUDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário