> TABOCAS NOTICIAS : Rússia é banida da Paralimpíada do Rio de Janeiro por suspeita de doping

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rússia é banida da Paralimpíada do Rio de Janeiro por suspeita de doping

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou neste domingo o banimento da Rússia da Paralimpíada do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva, o britânico Sir Philip Craven, presidente da entidade, afirmou que a decisão foi tomada após reunião com dirigentes russos na última quarta-feira, na sede da entidade em Bonn, Alemanha.

- Foi uma decisão unânime tendo em vista a incapacidade do Comitê Paraolímpico russo de garantir aplicação do código de doping e cumprir suas obrigações - afirmou Craven em entrevista coletiva no centro de mídia dos Jogos no Rio de Janeiro.

Por conta da decisão, o Comitê Paraolímpico Russo perde todos os direitos e privilégios de membro IPC, não podendo mais participar de reuniões ou competições organizadas pela entidade internacional. Com isso, foi proibida a participação de todos atletas russos que estão inscritos em 18 modalidades nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro.
- Esta decisão colocou um enorme fardo sobre nossos ombros, mas é uma decisão que tivemos que tomar em nome dos melhores interesses do Movimento Paraolímpico - acrescentou o dirigente britânico.

A medida do IPC teve como base o relatório enviado pela comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) e divulgado na última segunda-feira. De acordo com a política de suspensão do Comitê Paraolímpico Internacional, os dirigentes russos podem recorrer da decisão até o dia 28 de agosto. Leia AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário