O uso do fio dental é uma das recomendações mais universais de saúde pública. No entanto, há poucas provas de que usar fio dental realmente funciona. Ainda assim, a prática vem sendo recomendada há décadas por governos, associações de odontologia e fabricantes de fio dental.
Quando o governo federal dos Estados Unidos divulgou suas diretrizes alimentares para os americanos este ano, a recomendação de uso de fio dental tinha sido removida. Em carta para a agência Associated Press, o governo afirmou que a efetividade de usar o fio dental nunca foi pesquisada de forma adequada.
A Associated Press revisou as pesquisas mais rigorosas conduzidas na última década, focando em 25 estudos que comparavam, de maneira geral, o uso de escova de dentre com o uso da combinação de escova com fio dental. Os resultados? Eles mostram que a evidência para a eficácia do uso do fio dental é "fraca", "não confiável" ou de qualidade "muito baixa".
"A maior parte dos estudos falham em demostrar que usar fio dental é efetivo de maneira geral na remoção de placa", diz uma revisão conduzida no ano passado. Outra revisão de 2015 fala em "evidência inconsistente/fraca" para o uso do fio dental e uma "falta de eficácia". Leia AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário