O último dia 8 de agosto marcou o momento em que a humanidade excedeu o consumo de recursos naturais anuais previsto para 2016. Responsável por fazer esse tipo de mapeamento, a Global Footprint Network (GFN) afirmou que a “cota” da humanidade já foi cumprida, e com isso qualquer consumo de recurso natural estará excedendo o planejado. Com base em seus dados, a GFN calcula que, em 2016, a humanidade usará 160% da capacidade total de produção da Terra. Com isso, problemas ambientais tendem a ser agravados.
“Nós emitimos muito mais dióxido de carbono em nossa atmosfera do que nossos oceanos e florestas podem absorver. E nós esgotamos frutos de pesca e colheita muito mais rápido do que o tempo necessário para que eles se reproduzam e cresçam”, afirmou em comunicado a GFN.
A instituição ainda alerta que o uso dos recursos naturais só aumenta, trazendo sérias preocupações com as próximas datas. Há 40 anos atrás, o dia em que os recursos foram esgotados chegou apenas em 19 de novembro. Fonte: IBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário