Um novo terremoto, de 7 graus de magnitude, atingiu na madrugada deste sábado o sudoeste do Japão, deixando pelo menos sete mortos e causando deslizamentos de terra.
Essa mesma região foi abalada na véspera por tremores que mataram nove pessoas.
O terremoto deste sábado, de 7,1 graus de magnitude, segundo a Agência Meteorológica japonesa, e 7, na escala do Instituto de Geofísica americano (USGS), foi registrado à 1h25 local (13h25 de sexta-feira no horário de Brasília), provocando um alerta de tsunami na costa oeste de Kyushu, que logo foi cancelado.
O abalo provocou uma gigantesca avalanche de lama e pedras que soterrou casas e cortou uma autoestrada.
"Segundo a polícia e os bombeiros, morreram sete pessoas", disse à AFP Takayuki Matsushita, funcionário da prefeitura de Kumamoto, na ilha de Kyushu.
A TV estatak NHK informou nove mortos e 760 feridos.
Uma pequena erupção foi registrada no vulcão Aso, situado na mesma ilha de Kyushu, mas as autoridades não elevaram o índice de alerta.
Milhares de socorristas procuravam sobreviventes na manhã deste sábado, informou o porta-voz do governo Yoshihide Suga, acrescentando que há ao menos 76 pessoas presas sob os escombros.
Ao contrário do terremoto de sexta-feira, que afetou principalmente casas mais simples, o abalo deste sábado atingiu prédios mais importantes na prefeitura de Kumamoto, 900 km de Tóquio. Mais em http://180graus.com/geral/novo-terremoto-deixa-sete-mortos-no-japao
Nenhum comentário:
Postar um comentário