O remédio contra acne isotretinoína, cujo nome comercial é Roacutan, pode provocar malformações em fetos e abortos espontâneos, porém apenas um terço das mulheres que usam o medicamento estão adotando medidas efetivas para evitar a gravidez, dizem pesquisadores canadenses.
"Quando eu prescrevi a droga pela primeira vez, nos anos 1980, ficávamos com muito medo do remédio e éramos muito cuidadosos", disse o médico David Henry, do Instituto de Ciências Clínicas Avaliativas, em Toronto, à Reuters. "Temo que um pouco disso se perdeu devido à convivência com o remédio."
Vários estudos de diversos países mostraram que as mulheres que tomam isotretinoína não estão cientes, ou simplesmente ignoram, as diretrizes para evitar a gravidez durante o uso da droga.
Henry e sua equipe usaram registros de prescrição de 1996 a 2011 para estimar com que frequência ocorria uma gravidez durante e após o tratamento com isotretinoína. Eles também observaram que muitas mulheres tomando isotretinoína também tinham prescrições para contraceptivos orais antes e durante o uso do medicamento. Leia AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário